sexta-feira, julho 06, 2007

Este São Tomé que Vos Fala - Quarta Sessão -Crime e Castigo

A Sessão de hoje (vaticinou-me o Tomé) é inteiramente didáctica. Comecemos por este quadro:







(Será que o mafarrico, já fingia aqui ler a Bíblia, para estar afinal a ler a Alexandra Solnado? Rafael, neste retrato que tirou, não nos esclarece...)




Bem se vê uma cena plácida, com a virgem emoldurada numa bela paisagem, sustendo no colo um ternurento Cristo que, apesar de uma expressãozita algo traquina, promete obediência, diligência e respeito. Ora, reza a lenda, porém, que, a dado ponto da sua juventude, o Cristo encrava incautamente na idade dos namoricos e das paixonetas descabidas. Por força disto, começou a frequentar locais mais duvidosos, e a dar-se com as piores meninas do bairro, as mais lascivas, as trapaceiras, as sanguessugas! E, entre esta mulherada da má vida, o bomdo Cristo vai de se pôr à conversa, veja-se bem, com a Alexandra Solnado! A notícia, como é óbvio, chegou depressa aos ouvidos da Virgem sua mãe, que, rubra de natural indignação, mal deitou garras ao malfadado catraio, achou por bem impôr a disciplina, através de um tradicional correctivo. O fotógrafo Max Ernst registou o momento:




(Breton e Éluard também estão a assistir. Abstiveram-se porém de testemunhar on the record para o Gume...)




Ora então - gritava a Virgem, desvairada, -ora então, meu mafarrico, a andar pela noite, nos bares, nos copos, na canabis, e a dares-te com essa lambisgóia da Solnado?! De tanta mulher rameira, tens de escolher a pior, meu doidivanas?! Meu devasso?! Ora toma! - e era ver a vigorosa virgem a arrear o pobre cotomiço... - E então a falares-lhe do Mundo?! - continava a mãe, indignada, - E a recomendares a Bertrand?! A Bertrand, meu burro?! E do Chiado?!!! Ora anda cá que eu já tas canto! - E, dito isto, enfiou mais umas chibatadas no gaiato que chorava a bom chorar. - Lágrimas de crocodilo! - repreendia-o a santa, inamovível, - pensa no choro antes de asneirares, meu bronco!!! - E tumba! Mais uma vergastada fervorosa... Enfim, meus amigos, não quero entrar em pormenores desagradáveis. O que sei (porque o vi com estes dois que a terra me há-de comer...), é que, depois do castigo dado pela Virgem ao crime irresponsável do gaiato, ele ficou neste estado lastimoso, como tão bem representou Rembrandt (que também esteve lá):





(Os amigos mais chegados, alguns deles habitués da noite, ajudam, com esforço, à recuperação do maltrapilho...)






Ora, dado isto, é esta, irmão, a lição de hoje:
VÊ BEM QUEM SÃO AS TUAS COMPANHIAS.
O Mundo é um antro agreste, e cada gesto teu tem consequências que podem ser bem desagradáveis: a melhor delas é apanhares uma boa surra. A pior... nem é aqui mencionável... Pois que se o próprio Cristo leva tamanho enxerto, imagina tu, ò desgraçado!, que não tens a benção de uma cunha!
Salvé!