sexta-feira, julho 27, 2007

Este São Tomé Que Vos Fala - Sétima Sessão: De Uma Outra Forma de Agir

Há dias, como hoje, em que o meu santo está triste e pouco quer comigo. Nesses dias pareço constatar (nunca sem surpresa, por mais que se repita) que mesmo um santo, por mais morto e milenar e etéreo, também tem (ò assombro!) sensibilidade e alma. Foi esta, pois, a sua missiva (assaz sentimental e melancólica) que recebi, quase por engano, depois de várias peripécias com as vizinhas e um grande atraso dos correios:

«Meu amigo,
Hoje não estou em mim. Como quem diz: hoje anulei qualquer disposição para descer à terra e para, por mera caridade, dirigir-me aos Homens. A caridade, aliás, é mesmo dispensável e é também, como pretende Nietzsche, um meu antigo discípulo, um cancro do desenvolvimento. Hoje escrevo, o que é uma raridade, e apenas para anunciar que nada hei-de dizer. Tudo é desprezível nos cenários de sempre, nada nos convida à alegria de ser. Aqui nesta núvem onde estou, aturando as birras do Tirano-Deus, aí em baixo onde te vejo, desorientado nos labirintos de ti próprio, há só tempestade, uma borrasca agreste que nada promete ou dá. O dia foi longo como outros antes dele, e só é curta a força de vivê-lo. E nessa distância comprida e por cumprir, assistiu-se ao mesmo de sempre, a essa habitual degradação do carácter, ao pôdre dos Juízes Sociais de cada vida. Por isso, caro aluno, descansa e faz descansar. Senta-te sobre ti mesmo (se te puderes sentar) e deixa passar a núvem como quem escolhe, numa estação, não apanhar um combóio e vê-lo partir para longe, além da linha. É o que eu faço, meu caro, é o que eu faço... E, curioso, neste somar de milénios, não é que me dei bem? E esta, hem?!»

O sentido da carta, eu não o acho. Mas talvez o sentido seja mesmo o ser forçado a entender que, para certas descobertas se darem, o segredo delas é... NÃO PROCURAR. Já dizia Paul Nougé: Voir est un acte. Lóeil voit comme la main prend. - Há alturas em que agir é estar atento.

E Tomé, meus amigos, o meu Tomé, pode estar longe e estar triste; mas vê sempre tudo e está alerta. Fica alerta com ele!