domingo, junho 03, 2007

Amigos Para Siempre...

In Publico: 03-06-2007 - 14:26Abraço em Havana O Presidente cubano, Fidel Castro, abraça-se ao líder do Partido Comunista do Vietname, Nong Duc Manh, numa fotografia tirada ontem em Havana. Castro apareceu em imagens televisivas transmitidas pela televisão de Cuba, as primeiras nos últimos quatro meses. Foto: Juventud Rebelde/Reuters.

A Imprensa é bela porque os seus vários braços se estendem, alargam e complementam. A Reuters fotografou, o Publico noticiou e o Gume registou o que mais ninguém viu ou ouviu, porque o Gume está equipado com olhos de visão raioX e ouvidos ultra-sónicos. E, enquanto os dois hermanos sorriam para a fotografia, era esta a conversa que mantinham (às vezes por sinais atrás das costas):

(Ao fundo, em música ambiente, o Carreras e a Sarah Brightman cantam a área dos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996)

FIDEL: Ai Manh, cuidadito con los dedos en terrenos peligrosos que me dan calafrios!
MANH: Anda lá, não te faças rogado... Tens feito isto aos cubanos desde 1959. Eu sei que tu gostas!
FIDEL: Si, pero por Dios, no con la tele por aqui, Nong, no con la tele!
MANH: Oh Fidel, tem juízo, tu és dono da TV aqui em Cuba. E o Chaves também já está a seguir-te o exemplo lá na Venezuela ao encerrar a única rádio livre de Caracas. Estava a estranhar-lhe o toque de democracia ao deixar que aqueles arruaceiros se mantivessem em antena!
FIDEL: Ai Manh, caramba, que tu sabes como hablar a un ditador! Estoy lleno de tremuras! Por la Santa Virgine, quando termina esta maldita session para que subamos a mis aposentos?!
MANH: Tem paciência e sorri. Sabes como as câmaras gostam de sorrisos. Entretanto temos de combinar um copo numa boite local para discutir uns pormenores de somenos sobre a gloriosa expansão do comunismo. É tempo de fazermos da fama proveito e começarmos realmente a comer criancinhas. E depois damos um ou dois pezinhos de dança com dois dedos de Baccardi a apimentar a coisa. O que achas meu doce?
FIDEL: Uhhhh, Manh, que marotito! Mi pones piel de galina depenada! Que diablo mas gostoso! Mi Nong querido, esta decidido: Vamos a casarnos y es hoy! Non se discute mas este tema! Oh si, sorri, mi amor! Fumamos despues dos charutitos y incendiamos Cuba esta noche con este amor de fuego y nuestros planos futuros. Dos Neros extraordinarios e modernos mirando las ceneres del mundo! Y amigos para siempre! Que tal?
MANH: Fidel, és um profeta! Esquece lá as câmaras e manda cá um chocho!

(...)

Que o leitor tire as suas elações...